Etapas finalizadas para a FBJJ

No domingo (26) aconteceu no Clube Baiano de Tênis, na Barra, a 3° e última etapa do Campeonato Baiano da FBJJ, com categorias do Mirim ao Adulto Absoluto e Master, o evento durou boa parte do dia e lotou o clube, com atletas, familiares, amigos e apaixonados pelo jiu-jitsu. Cerca de 400 atletas participaram do evento e experimentaram um pouco da energia que pairou durante toda manhã e tarde.

Com uma boa estrutura e pessoas capacitadas para realização do evento, árbitros e mesários se dividiram em cinco áreas de luta para que a competição acontecesse, atletas de diversos lugares da Bahia estiveram presentes e após disputas acirradas, alguns saíram vitoriosos e levaram mais uma medalha para casa.

O atleta Jonatas de 22 anos, faixa branca, meio pesado, adulto, foi campeão em sua categoria e falou um pouco sobre os resultados do treinamento que foram usados na competição, se conseguiu passar boa parte do que aprendeu, sobre a estrutura e o fator nervosismo, que ainda é o fantasma mais presente na vida dos atletas.
– Pelos treinamentos sim, mas se não fosse pelo nervosismo poderia ser muito mais, porque ele toma conta, ainda mais pra quem tá começando agora, estou lapidando essa parte, a estruturação do campeonato foi muito boa, nível técnico dos adversários muito bom também, mas consegui executar tudo e ganhar.

Participante de um projeto Social localizado no bairro de Águas Claras, o atleta é um dos alunos do professor Leonardo, que contou pra gente como funciona o Unidos Pelo Jiu-jitsu e qual o intuito deste projeto.
– O projeto tem um ano já de existência, fizemos esse projeto visando tirar o jovem da ociosidade do dia a dia, diminuir o índice de violência no bairro, na comunidade e a gente tem observado muito isso, que o jovem quando prática arte marcial, ele adquiri disciplina, melhora as notas no colégio e o comportamento em relação a tudo, os pais vem elogiando o comportamento dentro de casa, eles absorvem muita disciplina, muito preceito bom da arte marcial, os benefícios que ela trás e nosso intuito é esse, encaminhar esses jovens para que eles possam ter mais uma opção em meio a tanta violência que existe na comunidade, coisas que atraem eles para o lado negativo e graças a Deus estamos formando campeões, nessa edição de hoje tivemos oito campeões, já conquistamos vários campeonatos e medalhas esse ano. E o que estamos em busca agora é de patrocinador como sempre né, pra o que for de ajuda, tatame, inscrição de atleta, kimono, no que puderem ajudar, pois ainda é a maior dificuldade para todos os atletas.

O Presidente da Federação Baiana de Jiu-jitsu, Ricardo Carvalho após o evento, nos contou como foi alcançar um final de etapa, quais as expectativas do evento, detalhes importantes e os planos para começar 2018.
– Essa foi a terceira etapa, o encerramento de 2017, sucesso total pois tivemos uma participação muito grande, atletas não só da capital, mas também do interior, inclusive tivemos atletas aqui da Alemanha e da Suécia, então estamos parecendo campeonato em nível internacional, já vamos começar o ano de 2018 em alto estilo, com o American Gold Camp que é um evento internacional, que acontecerá na cidade de Madre de Deus, nosso calendário vai entrar forte, com presença massiva até dos atletas que não vieram participar hoje, então a Federação tem além de fazer e divulgar o nome do esporte, a educação e formação de professores e atletas, com o lema “jiu-jitsu contra as drogas”, trabalhar acima de tudo pelo social e a inclusão social, nós tivemos aqui atletas deficientes participando como cegos e altistas. É mais do que fazer eventos, é formar cidadãos para a sociedade, quero agradecer a vocês, pela divulgação, pelo trabalho e apoio que vocês tem nos dado, é muito importante, sem a mídia nada anda então a ela é muito importante no esporte, para que possa mostrar o trabalho e trazer mais adeptos para praticar.

 

 

Carol Ribeiro
Sobre Carol Ribeiro 63 Artigos
Estudante de Jornalismo (Estácio). Repórter dos esportes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*