Coluna: A favor do retrocesso, Vitória vota contra ao árbitro de vídeo

Árbitro de Vídeo. Foto: Sky Sports

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) largou na mão dos clubes a decisão para adotar ou não o árbitro de vídeo, também conhecido como VAR, o sistema que é uma evolução para o futebol mundial. No total, 12 clubes foram contrários a utilização da tecnologia, dentre eles o Vitória, enquanto sete clubes foram favoráveis, somente o São Paulo não se fez presente na votação.

A proposta da CBF foi instalar o recurso a partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro e o custo da operação ficaria com o clubes, cerca de R$1 milhão por cada um. A argumentação do bloco que negou a utilização do sistema é que tal custo oneraria os clubes, além de que, tal custo deveria ser assumido pela entidade responsável pelo futebol e arbitragem brasileira.

Bem verdade que o posicionamento do bloco em que o Vitória está inserido é plausível, afinal a entidade tem que assumir tal responsabilidade, tendo em vista que se espera independência da arbitragem brasileira e não parece ser correto os clubes custearem aqueles que podem alterar o resultado de uma partida.

Contudo, historicamente, os clubes com menor poder econômico são os mais prejudicados com decisões erradas da arbitragem brasileira. O erro de um árbitro pode custar muito mais que R$1 milhão de reais para temporada de um clube como o Vitória, imagine perder um título ou uma vaga na Libertadores, até mesmo ser rebaixado por causa de um erro da arbitragem. Ao ficar no pelotão que negou o VAR, o Esporte Clube Vitória deu um “tiro no pé” e agora perderá argumentos em futuras contestações sobre erros “do cara do apito”.

 

Relação de quais clubes votaram contra e quais votaram a favor da utilização do VAR. A favor: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. ContraVitória América, Atlético-MG, Atlético-PR, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Paraná, Santos, Sport, Vasco. O São Paulo não votou porque seu presidente deixou a reunião antes da votação.

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 701 Artigos
Advogado. Estudante de Jornalismo (Estácio). Colunista e repórter do Esporte Clube Vitória.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*