Mais uma Etapa concluída para a Fbjjmma

Foto: Carol Ribeiro

E mais uma a vez a Fbjjmma realizou um belo trabalho na estruturação, realização e cronograma da 10° Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, um sucesso, no qual, atletas, durante toda a manhã e tarde, deram o seu máximo para conquistar mais uma medalha. As categorias estavam concorridas e o nível técnico dos participantes trouxe uma emocionante disputa para aqueles que foram até o Ginásio da AABB prestigiar amigos e familiares.

Com o apoio da Sudesb, mesários e árbitros, stands comerciais e de alimentos, a Fbjjmma também ofereceu como premiação para o campeão em adulto absoluto uma passagem para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da Cbjj. Atletas de todas as idades ainda assim subiram ao pódio, mostrando seu valor e habilidade no esporte, destacando a academia GFTeam que ficou em primeiro lugare na categoria Adulto Absoluto e em segundo lugar da categoria Pré-mirim até a categoria Juvenil no ranking geral da competição, seguida da Nordestejjmma que ficou em primeiro da categoria Pré- mirim até a Juvenil e em segundo lugar na categoria Adulto Absoluto.

Na competição, existem diversos fatores que influenciam no comportamento dos atletas e a cada etapa eles aprendem a lidar com eles, conversamos então, com duas atletas da Nordestejjmma sobre toda a sensação de mais uma etapa concluída, Rebeca Mendes e Larissa Evelyn falaram um pouco sobre a rotina de competições como fazem para lidar com o nervosismo e se manterem focadas na luta.

Larissa Evelyn: A forma de lidar melhorou bastante, na primeira etapa não estava tão preparada quanto essa. Eu realmente fico nervosa só de pensar que tem campeonato pela frente e quando chega o dia, isso só aumenta.
Rebeca Mendes: Nervosismo sempre tem antes das lutas, mas cada etapa que passa aprendo a controlar mais isso e manter o foco.

Com boas colocações no pódio e mais uma etapa de realizações elas contam o que acharam do nível técnico suas adversárias até aqui e em quais posições ficaram, levando as medalhas para casa.

Larissa Evelyn: Nas três primeiras etapas levei ouro no peso e prata no absoluto, mas na nona, por um pequeno deslize perdi e levei bronze no peso e ouro no absoluto. Sobre as adversárias, algumas tinham o nível muito mais avançado que o meu, pelo fato de treinarem a mais tempo, mas me dediquei e “passei o carro”, como costumo falar.
Rebeca Mendes: Algumas com níveis altos, com jogo técnico, outras um pouco menos. Mas a nossa evolução é constante, procurando sempre fazer primeiro que elas. Na 10° Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu fiquei em 1° lugar no peso e 1° lugar no absoluto.

A preparação para essas etapas são valiosas para o desenvolvimento dos atletas, isso se aplica a competidores mais experientes e também aos que estão chegando agora, com isso, as meninas contaram um pouco da rotina do treinamento e como fazem para executar os ensinamentos no tatame.

Larissa Evelyn: Treino todos os dias e diante disso, consigo executar o que aprendo diariamente, treino com diferentes tipos de pessoas e  isso ajuda bastante no campeonato.
Rebeca Mendes: No início é difícil para todos, pegar os movimentos, conseguir fazer rolas no nível do parceiro, mas com dedicação aos poucos vamos subindo os degraus. Nos treinos a gente sempre tenta focar também onde temos mais dificuldades, mas sempre aprimorando os nossos pontos fortes.

O Jiu-jitsu é paixão dividida por diversas idades, gêneros e classes sociais, o apoio ao desenvolvimento do mesmo é o que destaca cada Federação. A Fbjjmma cumpriu mais uma etapa causando um ótimo efeito a todos os presentes e deixando um ar de saudade para aqueles que presenciaram o evento.

A competição também garantiu belas fotos, acompanhe na nossa galeria alguns dos momentos decisivos que rolaram durante o campeonato. CLIQUE AQUI e confira toda cobertura do @Resenhanarede.

Carol Ribeiro
Sobre Carol Ribeiro 45 Artigos
Estudante de Jornalismo (Estácio). Repórter dos esportes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*