Você sabe o que é um time empresa (S/A)? Entenda!

Figura: Reprodução.
Por: Caio Afonso.

Mas então, o que seria um Clube S.A? A proposta que vem sendo discutida no Senado em Brasília tem dado muito o que falar nas últimas semanas. Também conhecido como Clube-Empresa, a ideia consiste em mudar o modelo dos clubes aqui no Brasil, para que eles deixem a forma de serem associações sem fins lucrativos, para sociedades anônimas. Ou seja, atualmente no país, um clube não pode vender percentuais de suas ações e também não podem permitir que empresas o administre, devendo portanto ter sempre um presidente pra atuar na sua gestão, sem que empresários possam controlar o clube de maneira mais ativa.

Em teoria, um clube-empresa aumentaria a possibilidade de receber mais investimento das empresas e se tornar algo parecido com o que vemos nas grandes ligas da Europa. Onde grandes empresas ou empresários detém porcentagens dos clubes e atuam de maneira direta na administração e investimentos dos clubes. Resta saber se o mercado brasileiro de clubes e a nossa cultura com o futebol encontrarão equilíbrio para que essa ideia se torne boa na prática.

Apesar de ser uma questão discutida atualmente, o Vitória já foi um clube-empresa, em uma ideia colocada pelo atual presidente Paulo Carneiro no ano de 1998, na época, Paulo Carneiro selou um contrato com o fundo de investidores argentinos (Exxel Group) em que vendeu 50,1% das ações do Vitória S/A.

O modelo durou até o ano de 2010, quando o clube recomprou a última parcela das ações vendidas do período do Vitória S/A.

Paulo Carneiro inclusive é um dos personagens que mais apoiam essa mudança em um cenário nacional e recentemente vem buscando reviver essa ideia. O Vitória S.A voltou à tona em 2019, e agora tem como diretor presidente o próprio mandatário do Esporte Clube Vitória, eleito de maneira voluntária. O presidente do conselho de administração é Antônio Ferreira da Silva Neto, enquanto Walter Andrade Mota Filho exerce a função de vice-diretor presidente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui