Começa neste sábado, 29, às 18h30, a temporada 2025 do Campeonato Brasileiro da Série A! Metade das partidas acontecerá justamente no horário da estreia. Bahia e Vitória jogam suas estreias sábado e domingo.
O Rubro-negro enfrenta o Juventude hoje, no estádio Alfredo Jaconi, no município gaúcho de Caxias do Sul. No dia seguinte, domingo, 30, às 20h, medem forças Bahia x Corinthians, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador.
Veja também:
Vitória decepciona e estreia com empate na Sul-Americana
Bahia vence Ceará e garante classificação antecipada na Copa do Nordeste
Os torcedores baianos, portanto, têm motivos para estarem ansiosos: é o Brasileirão que define se a temporada de um clube foi boa ou não.
Para “lidar melhor com a ansiedade”, é melhor rubro-negros e tricolores não olharem o retrospecto contra seus adversários de fim de semana e estatísticas no geral.
A última vez que o Vitória venceu em uma estreia de Série A foi em 2009, fora de casa contra o Atlético Paranaense, atual Athletico, por 2 a 0, gols de Wallace e Leandro Domingues.
Retrospecto e estreias
O jejum do Bahia é menor: seu último triunfo em primeira rodada do torneio aconteceu contra o Santos, por 3 a 0, em um estádio de Pituaçu vazio por conta da pandemia. Foram dois gols de Thaciano e um de Juninho.
Tanto Vitória como Bahia também têm ampla desvantagem contra seus adversários do fim de semana. O Leão enfrentou o Juventude 14 vezes em Série A.
Foram seis vitória da equipe gaúcha, cinco empates e três vitórias do time baiano. Todas as vezes em que o rubro-negro venceu foram dentro de casa. Será que teremos tabu quebrado?
O Bahia também leva desvantagem em seu confronto: contra o alvinegro paulista em Série A, foram 14 triunfos, 15 empates e 25 derrotas.
A boa notícia para o torcedor tricolor é que, dentro de casa em Série A, o confronto é equilibrado: foram 31 partidas, com 11 triunfos para cada equipe e 9 empates.