PUBLICIDADE

Botafogo vence Grêmio por 3 a 2, garante vaga na Libertadores e segue na briga pelo G-4

Com gols de Cuiabano, Artur e Marçal, Glorioso superou o Tricolor Gaúcho no Nilton Santos e segue em 5º na tabela
Por:
22/11/2025
jogadores do botafogo
Jogadores do Botafogo celebram gol marcado sobre o Grêmio, no Nilton Santos. | Foto: Vítor Silva / Botafogo

O Botafogo venceu o Grêmio por 3 a 2 neste sábado (22), no Nilton Santos. A partida, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, garantiu ao Glorioso a classificação para as preliminares da Copa Libertadores de 2026. O clube de General Severiano segue, portanto, firme na busca por uma vaga direta à fase de grupos da competição continental. Cuiabano, Artur e Marçal balançaram a rede pelo Alvinegro, enquanto André Henrique e Carlos Vinícius marcaram para o Tricolor Gaúcho.

A equipe de Davide Ancelotti demonstrou um bom desempenho, sobretudo na etapa inicial, ditando o ritmo do confronto. A primeira chance clara de gol ocorreu logo aos 14 minutos. Savarino recebeu na área, conseguiu limpar a marcação e carimbou o travessão. Artur aproveitou a sobra, obrigando Volpi a defender. O rebote sobrou para Cuiabano, que abriu o placar.

Notícias Relacionadas

Quatro minutos depois, o Botafogo ampliou. Danilo puxou um contra-ataque rápido e tocou para Artur, que estava em velocidade. O camisa 7 manteve a calma, driblou o defensor e chapou no canto direito do goleiro. Contudo, a notícia ruim veio em seguida: Danilo sentiu um problema na perna esquerda e precisou ser substituído por Newton.

Mesmo assim, o Glorioso seguiu em cima de um Grêmio apático. Savarino teve uma boa chance cara a cara, mas mandou a bola para a rede pelo lado de fora. O Tricolor Gaúcho teve sua melhor oportunidade na reta final da primeira etapa, quando André Henrique finalizou nas mãos de Léo Linck.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

Sustos e gol salvador

O Grêmio mudou sua postura na volta do intervalo e conseguiu diminuir o placar aos três minutos. Pavón cruzou na segunda trave e André Henrique marcou, aproveitando um cochilo do setor defensivo do Botafogo. Imediatamente, o técnico Davide Ancelotti reagiu, colocando Arthur Cabral e Jordan Barrera nas vagas de Kadir e Joaquín Correa.

O Tricolor Gaúcho assustou novamente em seguida. Cuéllar chutou de longe, forçando Léo Linck a voar e espalmar. O Alvinegro respondeu com uma jogada de Marlon Freitas, que obrigou Volpi a trabalhar. Pouco depois, aos 16 minutos, o volante deu um belo lançamento para Artur, que dominou, limpou a marcação e tocou para Savarino. O venezuelano foi derrubado por Marcos Rocha antes de finalizar. O árbitro, sem hesitar, assinalou pênalti. Entretanto, o VAR chamou para revisão e o juiz voltou atrás.

O Botafogo seguiu pressionando. Cuiabano protagonizou uma linda arrancada, mas parou em Volpi na hora da finalização. Aos 37 minutos, o esforço foi recompensado. David Ricardo escorou o escanteio de volta para a área e Marçal fez o terceiro gol, dando alívio à torcida. O Glorioso, por fim, levou um susto nos últimos minutos, quando Pavón cruzou rasteiro e Carlos Vinícius marcou o segundo gol do Grêmio, mas a partida terminou em 3 a 2.

Classificação e próximos jogos

Com o resultado, o Botafogo soma 58 pontos e mantém a quinta posição na tabela do Brasileirão. O próximo compromisso será contra o Corinthians, no domingo (30), às 16h, na Neo Química Arena, pela 36ª rodada da competição nacional.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima