
PUBLICIDADE
Flamengo pede à ONU reconhecimento da torcida como 1ª “Nação simbólico-cultural” do mundo

O Flamengo surpreendeu os torcedores ao lançar, nesta terça-feira (9), uma campanha pedindo à Organização das Nações Unidas (ONU) que reconheça a sua torcida como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
O anúncio foi feito em um vídeo divulgado no YouTube do clube e conduzido por Zico, maior ídolo rubro-negro.
Notícias Relacionadas
Na gravação, o “Galinho de Quintino” destacou a grandeza da torcida:
“Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira…”, declarou.
Segundo ele, a campanha busca o reconhecimento de uma identidade que vai além do futebol:
“Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo”, afirmou.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
De acordo com comunicado oficial do clube, a ideia é engajar os torcedores em torno de um movimento simbólico que valorize a força cultural, social e emocional do Flamengo.
O clube ainda destacou que, mesmo de caráter simbólico, um eventual reconhecimento pela ONU seria uma validação internacional do fenômeno rubro-negro, que se espalha pelo Brasil e pelo mundo.
Ao final do vídeo, Zico convida os torcedores a assinarem uma petição online em apoio à causa.
Leia abaixo na íntegra:
“Senhoras e senhores,
hoje estou aqui não apenas como ídolo do Flamengo, mas como porta-voz de uma identidade que vai muito além do esporte, a Nação Rubro-Negra. E faço isso porque o Flamengo não é apenas um time de futebol ou uma potência esportiva. O Flamengo é uma Nação.
Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações.
Por isso, venho em nome da Nação Rubro-Negra, declarar a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta.
Sim, a Nação quer ser reconhecida oficialmente como uma Nação. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que tem sua música, histórias, heróis, costumes, tradições e, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta.
Se você apoia a nossa causa, assine a petição para que a ONU conceda à Nação Rubro-Negra o status de primeira Nação simbólico-cultural do mundo. Saudações rubro-negras.”
Leia mais
PUBLICIDADE

