Zagueiro Gustavo Marques gera polêmica ao criticar arbitragem feminina após derrota do Bragantino

Autor do único gol do Massa Bruta na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, o defensor questionou a escolha de Daiane Muniz pela FPF e afirmou que a árbitra "acabou com o jogo" nas quartas de final
Por:
21/02/2026
Gustavo Marques pelo RB Bragantino
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

A eliminação do Red Bull Bragantino no Campeonato Paulista de 2026, ocorrida na noite deste sábado (21), foi marcada por fortes declarações de cunho machista logo após o apito final. O zagueiro Gustavo Marques, que marcou o gol da equipe na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, utilizou a entrevista pós-jogo para atacar a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de escalar a árbitra Daiane Muniz para conduzir o duelo decisivo no Estádio Nabi Abi Chedid.

Em entrevista à TNT Sports, o defensor demonstrou profunda irritação e direcionou suas críticas especificamente ao gênero da autoridade de campo. Gustavo afirmou que não seria adequado para a federação colocar uma mulher para apitar confrontos de grande magnitude envolvendo clubes da elite paulista. Segundo o jogador, a atuação da arbitragem foi o fator determinante para interromper o sonho do Bragantino de avançar para a semifinal ou final da competição, alegando que Daiane teria prejudicado diretamente o desempenho do Massa Bruta durante os 90 minutos.

Notícias Relacionadas

“Era o sonho da gente chegar à semifinal ou até à final, mas ela acabou com o nosso jogo. Eu acho que a Federação Paulista tem que olhar para os jogos desse tamanho e não colocar uma mulher. Todo respeito às mulheres do mundo, eu sou casado, eu tenho minha mãe, então desculpa se estou falando alguma coisa para as mulheres”, disse Gustavo Marques.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

Ao tentar justificar seu posicionamento, o zagueiro chegou a mencionar seu estado civil e sua família, alegando ter respeito pelas mulheres em geral, mas reiterou que, em sua visão técnica e pessoal, a escala para jogos “desse tamanho” deveria ignorar a presença feminina no apito. A fala repercutiu imediatamente de forma negativa nas redes sociais. Enquanto a FPF e o clube ainda não se manifestaram oficialmente sobre o teor das declarações, o Bragantino agora lida com o amargor da sua primeira derrota no campeonato e a despedida precoce do estadual. A equipe tenta virar a página para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para a próxima quarta-feira (25), contra o Athletico-PR.

Rolar para cima