A Fifa anunciou nesta segunda-feira (14) a lista de árbitros que atuarão na edição inaugural do Super Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, serão 35 árbitros principais, entre eles os brasileiros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás.
Além disso, a arbitragem contará com 58 assistentes – incluindo quatro brasileiros: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires – e 24 árbitros de vídeo (VAR), sem participação brasileira nessa função.
Câmeras corporais e nova regra para goleiros
Pela primeira vez na história, os árbitros usarão câmeras corporais durante partidas oficiais da Fifa. A medida visa proporcionar uma nova perspectiva visual aos torcedores e aprimorar o treinamento técnico da arbitragem.
“Achamos que é uma boa chance de oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens feitas de uma perspectiva, de um ângulo de visão nunca oferecido antes”, esclareceu Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa. “Também tem um propósito em termos de treinamento de árbitros porque, é claro, ver o que o árbitro vê é importante na revisão pós-jogo.”, afirmou Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa.
Outra inovação importante é a proibição dos goleiros segurarem a bola por mais de oito segundos durante a reposição. O descumprimento acarretará em escanteio para o time adversário – uma mudança radical nas regras tradicionais. A nova regra já está em uso no Brasil por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Histórico dos árbitros brasileiros
- Ramon Abatti Abel, 35 anos, estreia em uma competição profissional da Fifa. Em 2023, atuou em quatro jogos do Mundial Sub-20, na Argentina.
- Wilton Pereira Sampaio, 43 anos, tem no currículo quatro partidas na Copa do Mundo do Catar (2022), incluindo o clássico entre França x Inglaterra nas quartas de final, além de ter trabalhado no Mundial de Clubes de 2018, nos Emirados Árabes Unidos.
“Dentre os selecionados estão aqueles que têm o privilégio de fazer parte disso pela primeira vez, por isso tenho certeza de que todos os árbitros ficarão entusiasmados”, destacou Collina.
Clubes brasileiros confirmados no Super Mundial
A competição contará com 32 clubes, incluindo os brasileiros Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, em um modelo similar ao da Copa do Mundo de seleções.