Rally Dakar 2027 muda de sede e deixa Arábia Saudita
Situação geopolítica no Oriente Médio impede realização do evento no país e abre caminho para possível retorno à África
Resumo da notícia
- A Amaury Sport Organisation (ASO) e a Saudi Motorsport Company (SMC), organizadoras do Rally Dakar, anunciaram que a edição de 2027 do evento não será realizada na Arábia Saudita, como inicialmente previsto.
- Em comunicado conjunto, as empresas afirmaram que os recentes acontecimentos na região tornam inviável a manutenção do evento no Reino.
- A mudança de sede é descrita como uma medida excepcional e pontual.
- O Rally Dakar teve sua primeira edição em 1978, partindo de Paris em direção a Dakar, capital do Senegal.
Tópicos extraídos automaticamente do texto da reportagem.

A Amaury Sport Organisation (ASO) e a Saudi Motorsport Company (SMC), organizadoras do Rally Dakar, anunciaram que a edição de 2027 do evento não será realizada na Arábia Saudita, como inicialmente previsto. A decisão, divulgada no domingo (25), é motivada pela atual situação geopolítica no Oriente Médio, que impede a realização da competição no país, sede do rali desde 2020. Um novo local para o Rally Dakar 2027, que ocorrerá de 1º a 15 de janeiro, será comunicado nos próximos dias.
Em comunicado conjunto, as empresas afirmaram que os recentes acontecimentos na região tornam inviável a manutenção do evento no Reino. A situação de segurança na Arábia Saudita se tornou mais complexa após ataques de houthis, apoiados pelo Irã, a áreas estratégicas do país, incluindo o Aeroporto de Riade, neste mês.
A mudança de sede é descrita como uma medida excepcional e pontual. Os organizadores já planejam o retorno do Rally Dakar à Arábia Saudita em 2028, para celebrar a 50ª edição do rali. A decisão foi tomada em coordenação com a Federação Saudita de Automóveis e Motocicletas (SAMF) e com o apoio da FIA e da FIM.
Embora o novo local ainda não tenha sido oficialmente revelado, há expectativa de que o evento seja transferido para o Marrocos, marcando um possível retorno do Dakar ao continente africano. Há também a possibilidade de o Prólogo ser realizado em Portugal ou na Espanha, antes da travessia pelo Mar de Alborán.
O Rally Dakar teve sua primeira edição em 1978, partindo de Paris em direção a Dakar, capital do Senegal. A África sediou o rali por décadas, antes de o evento ser transferido para a América do Sul em 2009. Somente em 2020, os organizadores levaram a competição para os extensos desertos da Arábia Saudita, com planos de expansão para outros países da região a partir de 2021.
A instabilidade no Oriente Médio tem impactado diversos eventos de automobilismo. Desde o início de um conflito na região no final de fevereiro, algumas competições foram adiadas ou canceladas. No entanto, a Fórmula 1 e a MotoGP mantiveram suas etapas, com o Catar sediando ambos os campeonatos e Abu Dhabi recebendo a etapa final da temporada de F1. A Arábia Saudita também está programada para sediar a estreia da era Gen4 da Fórmula E, com o Circuito de Rua de Jeddah recebendo a etapa de abertura da temporada 2026-27 em dezembro.




