A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou o Fortaleza vencedor por 3 a 0 da partida contra o Colo-Colo, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo, realizado no Estádio Monumental, em Santiago, foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo devido à invasão de campo por torcedores chilenos.
A decisão foi tomada após análise dos incidentes ocorridos dentro e fora do estádio. Antes do início da partida, dois torcedores do Colo-Colo morreram atropelados por uma viatura policial durante tumulto nos arredores do estádio.
Além da derrota por W.O., o Colo-Colo foi punido com:
- Realização de cinco jogos como mandante com portões fechados em competições da Conmebol;
- Proibição da presença de sua torcida nos próximos cinco jogos como visitante;
- Multa de US$ 80 mil (aproximadamente R$ 454 mil).
A Conmebol ressalta.
“Cabe recurso contra esta decisão perante a Comissão de Apelações da Conmebol no prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do dia seguinte à notificação dos fundamentos desta decisão.”
O Fortaleza, por sua vez, agradeceu à CBF pelo apoio institucional durante o processo e reforçou seu repúdio a qualquer forma de violência no futebol.
“Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição. Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos, nunca de agressões e intolerância.”
Com a decisão, o Fortaleza soma quatro pontos no Grupo E, ocupando a terceira colocação. O Colo-Colo permanece com dois pontos, na lanterna do grupo. O próximo confronto entre as equipes está marcado para terça-feira (6), às 21h30, na Arena Castelão.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!