

O técnico Carlo Ancelotti reafirmou que o momento da Seleção Brasileira é de priorizar jogadores jovens, em entrevista ao programa CNN Esportes S/A, que vai ao ar neste domingo (13). A declaração reforça a linha adotada na convocação da última semana, marcada por diversas novidades entre jogadores mais novos.
“Eu acho que temos que fazer passo a passo. Agora, este primeiro jogo, depois a Copa do Mundo, que são amistosos, temos que pensar em mirar os jovens que podem estar no futuro, os jovens de 2004, 2005, 2006. Temos jovens de 2008 com muita qualidade, que não estão ainda jogando, mas que podem jogar”, afirmou o treinador italiano.
A fala de Ancelotti ocorre após o ex-capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva, criticar publicamente a renovação promovida pelo técnico, defendendo que jogadores mais experientes não fossem deixados de lado do processo. Em coletiva após a convocação, Ancelotti já havia rebatido o zagueiro do Fluminense.
Na nova entrevista, o treinador reconheceu que a idade não é um fator decisivo isolado. “É verdade que um jogador pode atuar muito bem também quando tem 36, 37 anos. É agora o momento para priorizar, pensamos, os jovens”, disse, ponderando a decisão sem descartar categoricamente atletas mais velhos.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Durante a entrevista, o treinador também fez um balanço da campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2026, classificando o resultado como uma decepção. A Seleção foi eliminada do torneio pela Noruega, o que estendeu o jejum brasileiro sem título mundial.
Ancelotti ainda confirmou o fim do ciclo do atacante Neymar na equipe nacional e projetou a continuidade do grupo após o encerramento da geração liderada pelo craque santista.
Na mesma conversa, Ancelotti indicou os perfis de meio-campistas que pretende buscar para a Seleção nos próximos ciclos. O técnico também comentou a eliminação da Itália, tetracampeã mundial, que não disputa uma Copa do Mundo pela terceira edição seguida, apontando fatores que explicariam a ausência da seleção italiana nos últimos torneios.