

O Esporte Clube Bahia entrou em campo na Arena Fonte Nova, na tarde deste sábado (30), carregando a pesada marca de oito partidas consecutivas sem vencer na temporada. O confronto diante do Botafogo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, era um duelo direto por posição na tabela e a última oportunidade de reabilitação antes da pausa oficial para a Copa do Mundo de 2026. Nos bastidores, a novidade ficou por conta da saída antecipada do goleiro João Paulo, que não terá o contrato de empréstimo renovado junto ao Santos e sequer foi relacionado.
O cenário começou adverso para o Esquadrão. Logo aos 6 minutos de jogo, a zaga tricolor afastou mal e o volante Huguinho, do Botafogo, dominou, limpou a marcação de Rodrigo Nestor e soltou uma bomba de fora da área, acertando o ângulo do goleiro Ronaldo para abrir o placar com um golaço. O time carioca seguiu perigoso e quase ampliou com Montoro.
A partida ganhou contornos dramáticos nos minutos finais da etapa inicial. Aos 37, o atacante Ademir, do Bahia, recebeu cartão vermelho direto por derrubar Medina. No entanto, após intensa reclamação e revisão do VAR conduzida pelo árbitro Davi de Oliveira Lacerda, a expulsão foi cancelada e convertida em cartão amarelo.
Já aos 46 minutos, o prejuízo mudou de lado: o goleiro Neto, do Botafogo, prendeu a bola por mais de oito segundos após defender um chute de Willian José. O juiz puniu a cera assinalando escanteio para o Bahia e, na sequência, o arqueiro alvinegro xingou o árbitro, recebendo o cartão vermelho direto e deixando o Botafogo com um jogador a menos. Raul assumiu a meta carioca.
Com a vantagem numérica, o Bahia voltou para o segundo tempo pressionando o adversário em seu campo de defesa. O gol de empate, contudo, veio em um lance de extrema infelicidade do sistema defensivo carioca aos 11 minutos. O zagueiro Ferraresi dominou a bola na intermediária e tentou o recuo para o goleiro Raul. O passe saiu forte e descalibrado; Raul não conseguiu o domínio e a bola morreu no fundo das redes, consolidando um gol contra bisonho na Fonte Nova.
Aos 19 minutos, o Botafogo quase teve a chance de passar à frente novamente quando o árbitro assinalou pênalti de Ronaldo em Mateo Ponte. No entanto, o assistente assinalou impedimento na origem da jogada, salvando o Tricolor. O Bahia seguiu criando e quase marcou com Ramos Mingo, que parou em defesa de Raul. O Botafogo respondeu aos 33, quando Matheus Martins aproveitou erro de David Duarte e exigiu grande defesa com os pés de Ronaldo.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Quando o empate parecia definitivo, a insistência tricolor foi coroada nos acréscimos. Aos 46 minutos, Everaldo serviu Ademir pelo lado direito do ataque. O ponta cruzou rasteiro para a entrada da área, Rodrigo Nestor fez um corta-luz inteligente e o zagueiro David Duarte apareceu de surpresa para bater de primeira, estufando as redes e sacramentando a virada por 2 a 1.
O resultado leva o Bahia aos 26 pontos, ultrapassando o rival direto e garantindo tranquilidade ao técnico e ao elenco durante o período de interrupção do calendário nacional para o Mundial.